Vídeos

Espiritualidade em ação: Espiritualidade sem religião

 

Apresentação para o canal de Youtube Coletivo Alvorada (26/03/2022).

Geralmente quando pensamos em espiritualidade, caminho espiritual, isso vem associado à alguma religião. Mas, seria possível falar em uma espiritualidade sem religião, até mesmo numa espiritualidade ateísta ? Na antiguidade, tanto no Ocidente quanto no Oriente , existiram correntes filosóficas como o estoicismo ou o epicurismo no Ocidente, ou o Yoga e o Samkhya no Oriente , que buscavam um conhecimento e um cuidado de si que podem ser considerados uma forma de espiritualidade não teista. As artes , os esportes, as psicoterapias e atividades comuns do dia a dia como cozinhar tem sido consideradas por algumas pessoas formas de espiritualidade, de conexão com algo mais sutil e profundo em si mesmas e no mundo. E as implicações políticas da espiritualidade, religiosa ou não ? Qual a relevância das religiões e da espiritualidade para esses tempos tão confusos e caóticos que estamos atravessando ? Para nos ajudar a refletir sobre essas questões o Espiritualidade em Ação desse mês de março recebe : Eduardo Guerreiro B. Losso Professor associado do programa de pós-graduação em Ciência da Literatura da UFRJ, bolsista produtividade do CNPQ, editor da Revista Terceira Margem e colunista da revista cult. Estuda teoria crítica, literatura e teoria da mídia, contracultura musical e poesia moderna e contemporânea, dando ênfase nas relações entre religião e cultura, mística e poesia. Publicou o livro Sublime e violência: ensaios sobre poesia brasileira contemporânea pela Azougue Editorial, Rio de Janeiro, em 2018 e, mais recentemente, Mística e antimística, Lisboa, Oca Editora, 2020. Vem refletir com a gente sobre essas questões tão importantes para a nossa época!

 

O conceito de mística

 

Eduardo Losso preferiu a palestra no evento Diálogos sobre a Mística e os Místicos #1. Apophatiké: Estudos Interdisciplinares em Mística (Grupo de pesquisa do CNPq) em seu canal do Youtube) (21/04/2021).

 

A poesia e os saberes tradicionais - a mística do corpo

 

Eduardo Losso confere palestra sobre esse tema no evento Templo d’Escritas: I Festa Literária Internacional da Língua Portuguesa realizado pela Revista Mallarmargens em seu canal do Youtube (11/11/2020).

 

Hiperativos! Abaixo a cultura do déficit de atenção, de Christoph Türcke (Parte 1)

 

Eduardo Guerreiro Losso fala sobre o livro Hiperativos! Abaixo a cultura do déficit de atenção, de Christoph Türcke com o CriaLab - Laboratório de pesquisas criativas e Inovação em Audiovisual, Campus Goiania/Laranjeiras, da Universidade Estadual de Goiás – UEG (24/09/2020).

 

Gnosticismo e Modernidade

 

Eduardo Losso participa como entrevistador do evento Diálogos sobre a Mística e os Místicos #7: Gnosticismo e Modernidade, realizado pelo grupo de pesquisa do CNPq Apophatiké: Estudos Interdisciplinares em Mística em seu canal do Youtube (04/08/2021).

Faustino Teixeira convida (51): Mística e Ateísmo

 

Eduardo Losso é o convidado da aula n. 51, cujo tema é Mística e Ateísmo. Vamos entender o que é mística, como ela se apresenta ao longo do tempo e como o tema foi e é encarado pela academia, com traços de preconceito até nas instituições cristãs. Finalmente, apreciamos o papel da mística na relação entre ambientalismo, espiritualidade e cultura hoje. (17/06/2020)

Esta aula faz parte da série "Faustino Teixeira convida", no Curso de espiritualidade de Faustino Teixeira para o canal Paz e Bem, criado, e apresentado pelo jornalista Mauro Lopes.

Filosofia pop: Culto da emoção

 

Marcia Tiburi conversa sobre o desejo radical da busca pela emoção em nossa sociedade, com as presenças de Eduardo Guerreiro Losso, Professor de Teoria Literária da UFRJ e de Peter Pál Pelbart, Professor de Filosofia da PUC-SP. (03/03/2015)

Filosofia pop é um programa do Sesc TV, idealizado pela filósofa Marcia Tiburi, produzido por Saliva Shots, com direção geral do cineasta Esmir Filho.

Christoph Türcke, Oswaldo Giacoia e Eduardo G. B. Losso​

Mesa redonda sobre os livros 'Sociedade excitada' e 'Filosofia do sonho', de Christoph Türcke, Goethe Institut-SP, com os debatedores Oswaldo Giacoia Junior e Eduardo Guerreiro B. Losso no dia 09/09/2010, organizado por Antonio Zuin e Eduardo Simões Vieira. Filmagem de Flavio Glavão. Foi um dos eventos da vinda de Türcke ao Brasil em 2010.

Na descrição deste vídeo no youtube estão os links para a palestra inteira.

Eduardo G. B. Losso toca Bach - Gigue_da suite para alaúde

Apresentação no auditório da Aliança Francesa do Rio de Janeiro, em 1995, o violonista tinha 20 anos.

 

Hoje Eduardo Guerreiro Losso é professor de Teoria Literária da UFRJ.

Fontes gregas e recepções

 

O professor Eduardo Losso participou como entrevistador no evento Diálogos sobre a mística e os místicos #4: Fontes gregas e recepções, realizado pelo grupo de pesquisa do CNPq Apophatiké: Estudos Interdisciplinares em Mística em seu canal do Youtube. (19/05/2021).

 

Enterro proibido ou prematuro: impasses de coveiro

 

O professor Eduardo Guerreiro Losso proferiu essa palestra no 27º Seminário de Estudos Clássicos-SEC/UFF, Mesa-Redonda O trágico e a tragédia: cenas de uma civilização violenta. Niterói: UFF, LEC-UFF (canal do Youtube) (31/03/2021).

 

Hiperativos! Abaixo a cultura do déficit de atenção, de Christoph Türcke (Parte 2)

 

Eduardo Guerreiro Losso fala sobre o livro Hiperativos! Abaixo a cultura do déficit de atenção, de Christoph Türcke com o CriaLab - Laboratório de pesquisas criativas e Inovação em Audiovisual, Campus Goiania/Laranjeiras, da Universidade Estadual de Goiás – UEG (24/09/2020).

 

Dobra do Pensamento: Poesia e mística – rasuras do espírito

 

Eduardo Losso confere palestra no evento 9º Raias Poéticas: Afluentes Ibero-Afro-Americanos de arte e pensamento, Mesa 20: Dobra do Pensamento: Poesia e mística – rasuras do espírito, realizado pela Revista mallarmargens em seu canal do Youtube (07/08/2020).

Neoplatonismo e literatura

 

O professor Eduardo Guerreiro Losso (UFRJ/CNPQ) aborda, a partir de alguns elementos presentes na tradição neoplatônica, em especial a ideia de simpatia universal, algumas relações entre filosofia e literatura. Um passeio pela história do pensamento ocidental. (01/07/2020)

A série Conversas sobre Neoplatonismo é uma realização do GT Neoplatonismo da ANPOF, apresentada pelo professor de filosofia Cicero Cunha Bezerra (UFS) e disponível no canal de youtube GtNeoplatonismo ANPOF.

Filosofia pop: Autoconhecimento

 

Márcia Tiburi conversa com o professor de Teoria Literária Eduardo Guerreiro Losso e a professora de Neurociência Susane Garrido sobre autoconhecimento e auto-ajuda. (10/03/2015)

Filosofia pop é um programa do Sesc TV, idealizado pela filósofa Marcia Tiburi, produzido por Saliva Shots, com direção geral do cineasta Esmir Filho.

Pequena história da arte de viver: da vida espiritual à vida intelectual

 

Eduardo Losso, Marcus Reis Pinheiro, com produção minuciosa de Thiago Arruda, propõe uma "Pequena história da Arte de Viver", da antiguidade ao início da modernidade.
Algumas reflexões são apresentadas sobre:

  • a vida espiritual de ascetas no deserto

  • a vida intelectual e espiritual dos monges em mosteiros

  • a vida dos primeiros intelectuais universitários até chegar ao nascimento da universidade moderna,

  • que conquista a autonomia do ensino e da pesquisa.

Essa história é contada com vistas à defesa dessa autonomia, que tem sido atacada de diversas formas por uma visão equivocada do mercado e do conservadorismo contra o ensino público gratuito.
Tudo isso apresentado com muitas associações visuais e sonoras compostas por Thiago Arruda. (Gravado e publicado em 2019)

História Filosofia Religião: Conversações 1 / Eduardo Losso

 

Apresentação de Eduardo Losso com o tema Mística e ascese da escrita na literatura moderna, na primeira edição do evento História Filosofia Religião - Conversações 1: Hipóteses para compreensão histórica do presente, ocorrido em 05/11/2011 na Escola de Comunicação - ECO da UFRJ.

Coordenação e moderação: Prof. Marcio Tavares d´Amaral (ECO/UFRJ)